Powered By Blogger

30/03/2011

A Compostagem

A Compostagem é um processo biológico em que os microrganismos decompõem o material para a terra, fertilizando, e trabalhando como adubo.

Vantagens – Fazer a compostagem poupa em várias coisas, tais como o combustível que os camiões gastam para despejar o lixo, poupa-se em dinheiro no adubo e pesticidas e não se polui a terra.

Materiais que deve-se fazer compostagem -
Restos de comida: legumes, cascas, ervas de chá, pão, etc. …
Restos do jardim: folhas, raízes, flores, ramos, palha, etc. …
Outros: papel, cartão, madeira não tratada, cinzas, etc. …

Materiais que não se deve fazer compostagem
Evitar: carne, peixe, mariscos, cinzas em excesso, gorduras e lacticínios.
NÃO colocar: pilhas, vidros, plásticos, pedras, medicamentos, plantas doentes, fezes de animais de estimação, produtos químicos, têxteis e tintas.

As cinco regras mais valiosas-
1-Deve-se escolher o local onde se decompõe muito bem (à sombra no Verão e ao sol no Inverno). 2-Também não se esqueça de preparar bem o sítio onde vai fazer a compostagem (ter boa drenagem dos líquidos que se criam). 3-Misturar os materiais (castanhos e verdes). 4-Os materiais também devem de ter bom arejamento (revirar quando está compactado). 5-Precisam de estar sempre húmidos (regar se necessário).

23/03/2011

Poluição dos Rios

Os rios são muito vitais para a sobrevivência do Homem. Na antiguidade, tanto como hoje, a água dos rios é usada para tomar banho, beber água e até já serve para produzir energia renovável. Um rio sem poluição, tem a água limpa e cristalina e os seres vivos produzem-se e crescem naturalmente sem nenhuma intervenção do ser Humano. Rios poluídos, são os que mais frequentemente o Homem deita lixo, conectam directamente os esgotos das cidades aos rios, afectam o pH do rio, que directamente afecta os seres vivos que lá vivem, ou os leitos de água que mais tarde se tornam nascentes ou vão ter a um rio. Poluição num rio, é a mínima coisa desde um pequeno saco de papel até os mais perigosos tóxicos, como por exemplo os pesticidas e os metais pesados tais como mercúrio, cromo e chumbo. Se testemunhar de alguma pessoa que deite lixo num rio avise essa mesma pessoa a que não deite e dos efeitos que aquele lixo faz. E se souber de alguma fábrica de algum género que esteja a poluir um rio, apresente queixa às autoridades.

23/02/2011

A Desflorestação

  A Destruição de Florestas é causada pelos interesses económicos de gente insensível que não pensa nas consequências que trás à natureza e ao Planeta. Uma das maneiras de destruir florestas é queimá-las o que liberta CO2 (dióxido de carbono) que é um dos gases da Atmosfera que ajuda a armazenar o calor na atmosfera da Terra, acelerando o efeito estufa e acelerando também o aquecimento global e aumentando os desertos, modificação de habitats, graves secas, lagos lindos e vitais num habitat secos e rios também, extinguindo várias espécies de seres vivos, trazendo várias doenças e grande alteração do ciclo natural da Terra.

ORIGEM-

Esta desflorestação originou-se quando o Homem descobriu a Agricultura e começaram a fazer estruturas (casas de madeira, etc.) e já só sobra 1/5 das Florestas que existia no "Início".

CAUSAS-

  Como dito acima, a destruição de florestas é originada pela ganância de certas pessoas pelo dinheiro. A desflorestação serve para produzir papel, carvão, madeira para fogueiras, limpar espaços para construção de edifícios, estradas, etc. mais espaços para agricultura e muitas mais coisas.

CONSEQUÊNCIAS-

  Grande diversidade dos seres vivos e certas tribos da Terra habitam nas Florestas Tropicais, e estas sendo as mais destruídas (Floresta Amazónica, Florestas Africanas, Asiáticas, etc.) trás grandes problemas para o ecossistema e também para o Homem e 2 em cada 3 espécies que existe na Terra, vivem nas Florestas Tropicais. Vivem cerca de 80 mil espécies de seres vivos na Floresta Amazónica, e se a desflorestação continua a este ritmo, ainda a meio deste século poderão se extinguir grande parte destes seres vivos.